quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

As previsões para 2013

Em alguns sítios já podemos ver as previsões para o novo ano que se anuncia. De certa forma, para aqueles que ficam atentos ao meio, que estudam os sistemas e as tendências, não é difícil escrever previsões para o ano seguinte e tê-las como razoáveis e aceitas. Mais interessante é que em face disto, as possibilidades de acerto não são pequenas quando o passado recente é reescrito na forma de futuro.
Assim, se acertam as previsões!
Sobre tais considerações, o Blog Profissão Farmacêutica se propôs a escrever pela primeira vez em 2011 (20/12) “As 12 previsões de 2012”.
Curioso é que a esmagadora maioria das previsões feitas aconteceu, e algumas delas dezenas de vezes. “Uma farmácia de bairro será assaltada”, por exemplo, apareceu na mídia um número incontável de vezes...
...Outras também se repetiram em território nacional e estrangeiro. Recentemente (20/12), um escândalo no âmbito profissional, foi escrito com todas as letras com a condenação de um farmacêutico americano a 20 anos de cadeia pela distribuição ilegal de dezenas de milhares de unidades de analgésicos.

Certo é que nem todas se cumpriram. “O nome de um dos agraciados com o Prêmio Nobel do ano será farmacêutico” foi uma das previsões que não vimos acontecer, mas sabemos que na história do Nobel não foram poucos os nomes de nossos colegas que fizeram jus e foram agraciados com este prêmio.
Assim, entre erros e acertos – como em qualquer previsão para o ano que se anuncia – e em face de aproveitar este momento do calendário para escrever, ler e tratar do nosso mundo da Farmácia, nós nos propomos a reeditar as nossas previsões, desta vez para 2013.

As previsões de 2013
para o mundo farmacêutico
Exatamente com base em alguns eventos recentes e
em análises do que nós estamos vendo e do que chega até nós...

Importante: Nosso blog não tem a mínima pretensão de se colocar como “profeta”, no entanto, não abre mão de encontrar e usar pretextos para a nossa reflexão e discussão sobre aquela que amamos de maneira apaixonada: A Farmácia.
Mais: Repetimos todas as previsões do ano que se encerra, porque acreditamos na recorrência de todas elas, mantendo-as assim para 2013; e ainda inserimos mais três fazendo um novo total de 15 previsões.
Em tempo: Bom seria se, para cada previsão boa, nós pudéssemos fazer de tudo para que de fato acontecesse. Ao mesmo tempo, se, para cada previsão não tão boa e até mesmo indesejada, nós pudéssemos fazer de tudo para que não se realizasse...

...Certo é que podemos pinçar cada uma delas e refletir a respeito...
... Então, lá vai...
As previsões de 2013
para o mundo farmacêutico
  • Uma farmácia de bairro será assaltada.
  • Será punida uma faculdade de farmácia por falta de qualidade no ensino.
  • Haverá muita discussão sobre o salário do farmacêutico.
  • Haverá pouco salário para os farmacêuticos.
  • Ocorrerá um escândalo no meio farmacêutico.
  • Os farmacêuticos ficarão mais unidos, mais críticos e mais exigentes através de redes sociais.
  • Algumas redes sociais se estabelecerão apenas para atrair farmacêuticos e os utilizarem para benefícios de poucos e por interesses “politiqueiros”.
  • Aqueles tidos como “salvadores” da profissão, ainda muitas fotos tirarão, bastante escreverão, muito viajarão, mas quase nada farão.
  • Um medicamento, por desvio de qualidade, causará males a quem o consumir.
  • Uma empresa do segmento farmacêutico será interditada.
  • Um novo medicamento será descoberto e promoverá a saúde de muitos.
  • O nome de um dos agraciados com o Prêmio Nobel do ano será farmacêutico.
  • Novas e grandes indústrias farmacêuticas serão instaladas em solo brasileiro*.
  • Ocorrerá um grande recolhimento nacional de medicamento*.
  • Cairá a condição de farmacêutico generalista na forma como foi originalmente desenhada no Brasil*.
*Nova
E você?
Acredita que alguma destas previsões pode se realizar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário