VLibras

WhatsApp

Corrida Horizontal

*** Informações relevantes associadas às áreas de nossa especialidade; artigos, notícias, jogos e curiosidades

Prêmio "Destaque"

Prêmio Destaque Profissão Farmacêutica

Essa iniciativa tem como finalidade premiar aquelas notícias sempre associadas a atitudes de excelência na área farmacêutica. Importante lembrar que não existe solenidade de entrega dos prêmios, não existe festa, nem jantares, nem discursos. Existe sim, um cuidado perseverante de divulgar o que está associado à profissão farmacêutica de maneira positiva. O prêmio pode ser conferido a profissionais e a empresas.

Destaque Iniciativas - 2023

Dra Greyce Miguel França

O Blog Profissão Farmacêutica voltou com a iniciativa do Prêmio Destaque. Essa iniciativa tem como finalidade premiar aquelas notícias sempre associadas a atitudes de excelência na área farmacêutica.
Importante lembrar que não existe solenidade de entrega dos prêmios, não existe festa, nem jantares, nem discursos. Existe sim, um cuidado perseverante de divulgar o que está associado à profissão farmacêutica de maneira positiva. O prêmio pode ser conferido a profissionais e a empresas.
Agora o prêmio é dedicado, respeitosamente, a nossa colega Drª Greyce Miguel França, pelo desenvolvimento de um "método de acessibilidade que emprega QR Code em relevo nas embalagens de medicamentos e bulas, o que facilita a sua identificação pelas pessoas com deficiência visual, idosos e daltônicos".
Essa é uma maravilhosa notícia associada a uma excelente atitude que, além dos benefícios proporcionados a uma parcela significativa da população, contribui sobremaneira para a valorização da profissão farmacêutica. Daí, queremos registrá-la, na forma de reconhecimento, através do Blog Profissão Farmacêutica.
Particularmente, já tendo atingido a faixa etária da terceira idade e como PCD, fico extremamente feliz com esta notícia.
Carlos Santarem - CRF-RJ 3351

***   ***   ***

Conselho Federal de Farmácia

É com imensa satisfação que dedicamos, respeitosamente, o prêmio “Destaque Profissão Farmacêutica”* ao Conselho Federal de Farmácia pela inserção de um avatar tradutor do idioma brasileiro de sinais (Libras) em sua página eletrônica, criando uma facilidade maior de navegação e de entendimento de conteúdo por parte das pessoas surdas que buscam informações em seu site, profissionais farmacêuticos na condição de PCD e outros cidadãos.

Ao Conselho Federal de Farmácia o nosso reconhecimento por essa belíssima atitude voluntária de inclusão.

Alegramo-nos em especial, pelo fato de que já há algum tempo, o blog Profissão Farmacêutica vem defendo a ideia que propõe a “Inserção obrigatória do VLibras ou outro tradutor de Libras em sites do serviço público”.  A ideia acabou por se transformar em uma ideia legislativa e hoje é um projeto de lei.

Clique, acesse e veja como a ideia acabou se transformando em um projeto de lei mais abrangente.


***   ***   ***

Destaque Frases

O Prêmio Destaque procura também valorizar nossa profissão através de um concurso de frases.


Veja a seguir algumas frases premiadas no passado:







*******



Destaque 2011

Prêmio Destaque Blog Profissão Farmacêutica
*** Software de Dispensação Individualizada de Medicamentos-DIM
IMA-Informática de Municípios Associados


Como uma solução para a área de saúde que poderá servir para os municípios e os seus gestores, o software de Dispensação Individualizada de Medicamentos-DIM, pode gerenciar a dispensação de medicamentos para os municípios que tenham mais de 1 milhão de habitantes e uma média de mais de 20 mil dispensações por dia. O melhor: é um software livre e seu download já pode ser feito agora, através do Portal do Software Público em http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=42650664  




Quer saber o que ele faz?
Cadastro de Pacientes integrado ao Cartão Nacional de Saúde – CNS
Dispensação Individualizada de Medicamentos
Cadastro único de medicamentos
Perfil de acesso diferenciado por usuário
Rastreabilidade dos medicamentos dispensados no município e por Unidade de Saúde;     – Lote, validade e fabricante
Histórico de utilização dos medicamentos
Controle das entradas e saídas dos medicamentos da farmácia
Bloqueio de Lotes de medicamentos
Automatização do livro de medicamentos sob controle especial - Portária 344/1991
Relatórios gerenciais como:
– Visão online do estoque de medicamentos por unidade
– Visão online do estoque de unidade por medicamento
– Controle de estoque e consumo de medicamentos
– Rastreabilidade de lotes armazenados
– Remanejar medicamentos entre unidades
– Resumo de Movimentações (Entrada/Saída/Perda)
– Medicamentos vencidos ou a vencer

O Sistema DIM foi desenvolvido em PHP e usa banco de dados MySQL, pela IMA-Informática de Municípios Associados e gerenciar a dispensação de medicamentos para os municípios que tenham mais de 1 milhão de habitantes e uma média de mais de 20 mil dispensações por dia.



*** *** ***




Destaque 2010


Descarte Racional de Medicamentos


Prêmio Destaque Blog Profissão Farmacêutica
*** Área Governamental
Prefeitura Municipal de Campo Grande - MS
*** Área Privada
Grupo Pão de Açúcar e Eurofarma
*** Área Acadêmica
Equipe Saúde e Meio Abiente – Campo Osasco, sua professora orientadora e a UNIBAN


No dia 25 de novembro de 2010 o nosso blog completou o seu primeiro ano de vida com atuação dinâmica e comprometida com o segmento farmacêutico, sendo acessado neste período por internautas de 365 cidades em 37 países.

Para comemorarmos este acontecimento marcante – o Ano I - decidimos criar o “Prêmio Destaque Blog Profissão Farmacêutica” que será conferido àqueles que fazem notícias associadas a excelentes atitudes. Sem festas, sem discursos e troféus o “Prêmio Destaque Blog Profissão Farmacêutica” é expresso de forma declarada apenas pelo registro no próprio blog, através da sua divulgação em outros meios de comunicação e pelo banner eletrônico do prêmio, feito na forma de selo comemorativo. O prêmio é a nossa atitude de identificar, registrar, divulgar e agradecer por grandes ações que valorizam o segmento.

E o ano ainda não terminou, e podemos dizer, sem qualquer sombra de dúvidas, que uma notícia em especial merece atenção pelo conjunto de benefícios embutidos no seu conteúdo. Benefícios voltados para uma melhor qualidade de vida onde existe uma clara atitude de responsabilidade social. Além disto, a notícia evidencia ações que valorizam o papel da indústria farmacêutica, das farmácias e dos farmacêuticos. Estamos nos referindo a excelente iniciativa do Grupo Pão de Açúcar em parceria com a Eurofarma e seu programa “Descarte correto de medicamentos”.

Assim sendo e desde já, em face da beleza e da magnitude do programa, temos a grata satisfação de conferir de maneira respeitosa ao Grupo Pão de Açúcar e a Eurofarma o primeiro “Prêmio Destaque Blog Profissão Farmacêutica”.

O selo da premiação:



Carlos Santarem


******
Veja a notícia de referência:

*******

O exemplo também vem da academia

Descarte de medicamentos


Outra atitude voltada para a preocupação com o descarte de medicamentos fica registrada pelo Blog Profissão Farmacêutica. Desta vez, o exemplo vem da academia através de um trabalho feito por universitários do curso de Farmácia da UNIBAN. O trabalho – “Descarte Consciente de Medicamentos” – explora o assunto utilizando a cadeia do SUS para o recolhimento dos medicamentos vencidos.

Este ano, em maio, ressaltamos esta questão através de um artigo no qual duas cidades da Espanha mostravam-se formalmente preocupadas com os riscos de um descarte inadequado e já tomavam as primeiras providências a respeito. Veja o artigo.

Não sabemos hoje o quanto de antibióticos recebemos pela água ou pelos alimentos. Isto vale para hormônios e quaisquer outras substâncias químicas que contaminam nosso solo e lençóis freáticos através de medicamentos jogados pelo ralos, por exemplo.. Mas sabemos que podemos – e temos de  - pensar em fazer alguma coisa agora no sentido de minimizar este mal, ao mesmo tempo em que criar uma consciência coletiva que transforme ações isoladas em verdadeiras políticas públicas.

Quanto às ações isoladas, são elas que movem e mudam o mundo, na maioria das vezes. São elas que, partindo de um sonho, fazem projetos e empreendimentos duradouros e muitas vezes benéficos para os povos. São elas que nos provocam a sair da inércia, abandonar nossa zona de conforto e repensar a maneira de fazer as coisas. São elas que não podem ser esquecidas e devem ser valorizadas, pelo menos com um reconhecimento sincero.

Desta maneira, ao encerrarmos o nosso primeiro ano, decidimos fazê-lo criando o “Prêmio Destaque Blog Profissão Farmacêutica” e, assim, premiarmos aquela notícia que se destaca por estar associada a uma excelente atitude. Já o fizemos na linha de descarte de medicamentos com o Grupo Pão de Açúcar e com a Eurofarma que numa associação já iniciaram um trabalho exemplar a respeito. Indústria e Comércio, juntos pela mesma causa. Saiba mais a respeito.



O que vemos agora é uma nova linha na qual poderemos também diminuir os riscos se o Governo entrar neste processo, como assim coloca o trabalho deste grupo de colegas da UNIBAN. Claro que longe está tudo isto de ser algo simples de ser feito, mas existem razões de sobra para se pensar nesta questão com todo o afinco, prestigiar estas ações e tentar maximizá-las através de ações de governo.

Da nossa parte, com muito orgulho, com muita satisfação, humilde e respeitosamente registramos a destinação do “Prêmio Destaque Blog Profissão Farmacêutica – 2010” também a este grupo de universitários, da Equipe Saúde e Meio Abiente – Campo Osasco, sua professora orientadora e a UNIBAN.


Aos colegas Alessandra Maria Cappelaro, Ary Klennes, Charles, Eduardo, Luis e Sidney, como colega farmacêutico e como cidadão,

Muito obrigado.





Quando o exemplo também vem do governo


Descarte racional de medicamentos

Saiu na mídia que a prefeitura de Campo Grande em Mato Grosso do Sul implantará postos de recolhimento de medicamentos vencidos através da entrega voluntária dos cidadãos. Não bastasse esta ação, a mesma prefeitura instituirá uma política de informação sobre os riscos ambientais causados pelo descarte incorreto dos medicamentos. Tudo isto na forma de lei, em vigor a partir do dia 2 de dezembro, que ainda dependerá de regulamentação.

Mais uma atitude isolada que, pelo seu valor, pode mudar o mundo pelos benefícios embutidos em seu conteúdo. E mudar para melhor. Com isto temos no Brasil, a exemplo de outros países, um conjunto de ações que indicam intenções e ações quanto ao descarte racional de medicamentos.

Assim, fez o comércio, com a rede de farmácias do Grupo Pão de Açúcar; assim fez a indústria com a Eurofarma; assim fez a academia com a UNIBAN, seus professores e alunos. Quantos mais estão preocupados com esta questão? Quantos mais estão fazendo sem que as notícias não sejam divulgadas?

Quantos mais podem fazer por este assunto que afeta toda população?


Veja a notícia divulgada pela mídia

A esta prefeitura que mostrou ser capaz de quebrar paradigmas antigos em nome do bem-estar e da saúde do seu povo, conferimos o “Prêmio Destaque Blog Profissão Farmacêutica – 2010”, de forma humilde, respeitosa e com muito orgulho.