VLibras

WhatsApp

Corrida Horizontal

*** Informações relevantes associadas às áreas de nossa especialidade; artigos, notícias, jogos e curiosidades

domingo, 30 de julho de 2023

Prescrições (Médicas) Éticas

 

Uma articulista de grande mídia brasileira tem se posicionado, francamente, contra a homeopatia como prática médica. Apesar de não ter formação em medicina ou farmácia, ela tem se mostrado muito produtiva na criação de artigos combatendo a prática. Consta, no entanto, que ela faz referências às opiniões, pareceres e trabalhos científicos sobre o assunto.
Não me surpreende a posição da articulista. Outras práticas consagradas como a acupuntura, por exemplo, talvez sejam também um dos seus alvos (se assim for, que a secular medicina oriental a perdoe). Há quem diga que até a psicanálise é combatida por ela (se assim for que Freud e Jung a perdoem). Nada a esclarecer a ela com esta minha nota, uma vez que nossos argumentos seriam como sementes nobres em terreno inapropriado; não vingariam.
Com a minha nota, fica o alerta de que devemos nos orientar com quem, no Brasil, tem autoridade no assunto e entre tais figuras está o Conselho Federal de Medicina. Recentemente (27/08/2023), preocupado com que se está veiculando aos cidadãos brasileiros, tal conselho emitiu uma nota deesclarecimento da “situação da homeopatia como prática médica”. Fez bem, mostrou a verdade, esclareceu a população.
Ao mesmo tempo, felizmente, aumenta o número de médicos e farmacêuticos homeopatas no país, responsáveis pelo atendimento de dezenas de milhares de brasileiros, para tristeza de tal articulista.
Vale dizer que, antes de escrever esta nota, tomei o cuidado de tomar um chazinho de camomila e usar meu floral de Bach. Assim, pude escolher melhor as palavras... Tem gente que acha que não funciona...
Carlos Santarem
Rio de Janeiro, 30/07/2023

#medicamentos #etica #homeopatia


Nenhum comentário:

Postar um comentário