VLibras

WhatsApp

Corrida Horizontal

*** Informações relevantes associadas às áreas de nossa especialidade; artigos, notícias, jogos e curiosidades

sábado, 13 de janeiro de 2024

Comité de Avaliação do Risco - medicamentos contendo valproato

“Destaques da reunião do Comité de Avaliação do Risco de Farmacovigilância (PRAC) 8-11 de janeiro de 2024

O comité de segurança da EMA (PRAC) recomenda medidas de precaução para o tratamento de doentes do sexo masculino com medicamentos contendo valproato. Estas medidas destinam-se a abordar um risco potencial aumentado de perturbações do desenvolvimento neurológico em crianças nascidas de homens tratados com valproato durante os três meses anteriores à concepção. Os distúrbios do neurodesenvolvimento são problemas de desenvolvimento que começam na primeira infância. Os medicamentos valproato são utilizados para tratar a epilepsia e a perturbação bipolar. Em alguns Estados-Membros da UE, também estão autorizados para prevenir enxaquecas.

Para chegar à sua conclusão, o PRAC reviu os dados de um estudo observacional retrospetivo realizado por empresas que comercializam o valproato como uma obrigação, na sequência de uma revisão anterior da utilização de valproato durante a gravidez. O comité também considerou dados de outras fontes, incluindo estudos não clínicos (laboratoriais) e literatura científica, e consultou pacientes e especialistas clínicos.

As recomendações mais recentes do PRAC vêm juntar-se às restrições e outras medidas já em vigor para evitar a exposição ao valproato durante a gravidez, porque os bebés expostos correm um risco elevado de malformações e problemas de desenvolvimento. Estas medidas foram aprovadas na sequência de uma consulta de valproato e substâncias relacionadas em 2018.”

Veja mais a respeito



Nenhum comentário:

Postar um comentário